top of page
Horus Mentoria

Case do Wilson



Nossa! Já tocou o despertador! Eu preciso dormir um pouco mais pois estou muito cansado e sem vontade de sair da cama..., mas eu preciso sair mais cedo hoje, pois tenho um monte de coisas para fazer e o trânsito deve estar caótico ou será melhor chamar um Uber pelo aplicativo para evitar o cansaço do volante?! Bom, antes dessa decisão eu preciso jogar uma água no rosto e tomar o primeiro gole de café.

 

“Assim é a vida do Wilson, que procura chegar ao trabalho disposto a realizar todas as pendências que vem se acumulando há dias. Até que ele teve um boa noite de sono e acordou inspirado, como há tempos não acontecia.”

 

– Nossa acabei de perceber essas mensagens, poxa eu deixei meu celular para vibrar e não percebi o quanto ele já apitou, são mensagens infinitas sobre esse assunto novamente e sei que vou ter que interferir mais tarde nesse assunto de novo! Afff, eu até sei que além de meus chefes, a minha equipe também não funciona razoavelmente bem sozinha, mas no fundo eu também sei que ninguém lá daria uma atenção especial e devida como eu dou.

 

“O Wilson já tinha um bom tempo na empresa, na verdade ele sonhava desde criança em trabalhar lá e por isso estudou muito para fazer parte dela no dia de hoje. Atualmente ele gerencia com sua equipe uma carteira de clientes que garante um bom faturamento para a empresa, mas ele lutava constantemente para superar as demandas e ser realmente reconhecido de forma honesta e sincera, afinal são muitos anos de dedicação. Ao chegar em seu carro no trabalho notou que além de suas mensagens, um caminhão de um fornecedor atrapalhava a entrada e apesar de tudo ele respira fundo e não faz “uma tempestade em copo d´água” diante da situação. Porém em dias mais tensos, com certeza ele iria tirar satisfação e até dar um sermão sobre a importância de respeitar as vagas demarcadas, mas ele estava preso em um outro problema e de todo modo, esse não era dele.”

 

– Eu preciso me concentrar e acompanhar bem de perto essa situação e dar as informações corretas, pois não podemos errar para que as coisas andem no eixo e que eu aumente os negócios melhorando a operação que está uma bagunça, que pena que não posso envolver o Gilberto, ele é um bom companheiro de trabalho, mas ele ainda pode se perder no mundo das ideias mirabolantes, pois ele pensa cada coisa...

 

– Porém, antes de entrar na minha sala, preciso conferir minha agenda novamente, pois acho que os meus horários estão todos ocupados e precisarei estar presente naquela outra reunião, vou até pedir ajuda para a minha secretária e ver quem eu chamo da minha equipe pois eles precisam amadurecer esse processo criativo, mas não acredito que dariam conta de levar essa relação com esse cliente tão importante sem que eu compareça, também eles não se entregam como deveria.

 

“Depois de cumprimentar a nada simpática recepcionista na entrada do prédio, dirigiu-se a à sua sala, mas não sem antes pegar mais um cafezinho, aquele bendito combustível que sempre o ajuda a enfrentar a velha rotina de trabalho, mas há de se considerar que, de uns tempos para cá, tornara-se enfadonha e cansativa até demais. Enquanto refletia sobre as suas questões e já fazia a contagem regressiva para o final de semana, assim é o dia do Wilson.” 

 

– Alô! Opa sou eu mesmo... Claro que pode contar comigo nessa reunião e sem falta. Hahaha... Você sabe que além de tudo eu tenho toda uma reputação a ser mantida, mas fique tranquilo, estarei lá na hora combinada e depois podemos almoçar se tiver tempo...

 

– Puta que pariu! O que eu ia fazer? Eles ainda de não trabalharem me arruma mais problemas... Não tive escolha e a minha agenda vai virar uma bagunça, mas imagina se eles perceberem que eu também estou preocupado com o resultado desse projeto? Imagina eu com insegurança, dúvidas e medos?! Até parece, mas pensando bem eu tenho certeza de que perderia o respeito de muitos aqui, as coisas não seriam sustentadas mais por muito tempo.

 

– Afinal eu preciso me segurar e até gosto de manter um meio termo: preciso tentar garantir uma remuneração suficiente para a minha equipe para que as pessoas fiquem e se motivem a melhorar, assim eu vou conseguir um apoio maior e quem sabe eles melhoram para valer o seu desempenho e com isso nossos resultados operacionais aqui na empresa?!

 

“Sua vida era mesmo uma loucura, pois mesmo com os seus processos de trabalho inexistente, mas sempre quase desenhados em sua cabeça, seu dia a dia se assemelhava a uma eterna empreitada. Cada novo projeto, ligação ou problema parecia que ele zerava a experiência e os aprendizados, pois eles não eram incorporados, assim velhos problemas permaneciam presentes e ele bem que se acostumara com esse contexto e muitas vezes buscava se blindar. No fundo ele gostava mesmo é de sentir útil e necessário dentro da empresa, afinal o que ela seria sem ele? Isso era um pensamento recorrente, mas silencioso para todos.”

 

– Nossa a hora está voando hoje, também com esses tempos e movimentos em função da pandemia, são tantos detalhes que preciso compartilhar com a equipe essas informações, mas tenho que achar o momento chave. Tem hora que prefiro não correr o risco de espalhar essa possibilidade de crescimento, pois isso pode gerar uma histeria caso as pessoas saibam abertamente e a quantas anda essa possibilidade. Também sei que nem todo mundo sabe lidar com as dificuldades e manter a cabeça no serviço de forma responsável.

 

“Conferir e-mail´s, dar encaminhamento a mais e mais demandas de clientes hora satisfeitos e hora insatisfeitos, dúvidas bobas de funcionários e prestadores de serviços, solicitações que chegam por engano ou pelo fato de as pessoas estarem habituadas a remeterem a ele suas questões e pedidos de ajuda era uma rotina constante.”

 

– Poxa estou chegando ao fim do dia, preciso ligar em casa e falar com Isabella, não consegui nem retornar à ligação dela, afinal são sempre muitas decisões que preciso tomar ao longo do meu dia, por isso, possuo essa conduta de “puxar e largar para dar tração”. Não posso dar liberdade demais para que a equipe não se perca de tudo aquilo que eu planejei para acontecer. Como tenho anos de experiência nesse negócio, consigo prever facilmente as reações e comportamentos que as pessoas teriam caso recebessem de bandeja toda a liberdade que me pedem: o descontrole absoluto.

 

– É preciso manter as rédeas curtas com distância o bastante para que todos se sintam estimulados em continuar e conscientes de que há uma regra a ser obedecida por aqui, a do resultado. Afinal sou eu que tenho a bagagem para fazer acontecer as coisas como se deve, pois quem sabe faz ao vivo como diz aquele apresentador da TV.


“Quando se dá conta, já anoiteceu. Recolhe suas coisas, entulha na gaveta os diversos papéis com gráficos e relatórios produzidos por parte da sua equipe e prestadores de serviços com informações importantes e parte para o descanso. Fornecedores, projetos, avaliação de metas, concepção dos processos, projetos e resolução de problemas são postergados, mas não esquecidos, pois no caso de um líder solitário o difícil mesmo é manter o foco, mas pela frente ele manterá aquela noite mal dormida como sempre. O Wilson no fundo sabe que na hora do “vamos ver”, o que vale é o sangue frio e o trabalho exaustivo e a sua excelente capacidade de improvisar na sua cabeça e que sua equipe passava a copiar ele de forma indireta.”

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page